
Curso Técnico em Radiologia
Sobre o Curso:
O profissional do curso técnico em Radiologia realiza exames radiográficos convencionais. Processa filmes radiológicos, prepara soluções químicas e organiza a sala de processamento. Prepara o paciente e o ambiente para a realização de exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, tais como: mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultra-sonografia. Auxilia na realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia. Acompanha a utilização de meios de contraste radiológicos, observando os princípios de proteção radiológica, avaliando reações adversas e agindo em situações de urgência, sob supervisão profissional pertinente.

Raios X
A atuação em raio x se dá principalmente em hospitais e clínicas onde o profissional fica responsável pela execução dos exames agilizando a tomada de decisão do médico responsável.
Radiologia odontológica
Exames intra e extra bucais podem se beneficiar das técnicas de radiologia odontológica. Os exames mais realizados são os seguintes: panorâmica, ATMs, telerradiografia lateral, telerradiografia frontal, telerradiografia interproximal, telerradiografia oclusal e telerradiografia periopical.


Radiologia veterinária
A radiologia veterinária auxilia no diagnóstico de patologias nos animais e acabam se tornando úteis em virtude da rapidez com se obtém um laudo preciso.
Densitometria óssea
A densitometria óssea permite ao profissional determinar a quantidade de massa óssea e observar a sua deteorização. A técnica de radiação ionizante requer uma boa dose de precisão por parte do profissional que realiza o exame, se tornando um grande diferencial na carreira do profissional.

Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é utilizada para a visualização de partes moles como cérebro, por exemplo, a técnica não é invasiva e permite uma ótima visualização e diagnóstico.

Ressonância magnética
A ressonância magnética é uma metodologia de diagnóstico de alta precisão, e os exames são especialmente usados na neurorradiologia e são capazes de gerar imagens volumétricas dos cortes anatômicos.

Medicina nuclear
A medicina nuclear permite a incorporação de material radioativo, em baixas quantidades, no organismo de forma a se fazer um determinado diagnóstico de alterações funcionais nos tecidos.

Mamografia
A mamografia é uma das principais armas contra o câncer de mama, ela auxilia na identificação de tumores e lesões na mama, onde o tecnólogo é responsável pela execução destes exames.
